Green Exercise

Começar qualquer artigo, sobre um determinado tema, por dizer que descobrimos a chave para o sucesso (do que quer que seja) levanta, no mínimo, suspeitas da sua veracidade ou da capacidade, de no final do artigo, sabermos exactamente o que temos de fazer para o atingir.  

Antes de começar, sugerimos algumas considerações:
1// Estares disposto a sair da zona de conforto para seres capaz de te permitir introduzir alguma mudança na tua rotina.
2// O tema tem de fazer sentido para ti, contudo, se não conheces o conceito deves dar uma oportunidade ao Green Exercise.
3// Lê-lo de forma crítica. Pela falta de tempo ou até mesmo preguiça, ler artigos, hoje em dia, é na diagonal ou só as letras gordas. Experimenta lê-lo e questioná-lo: o porquê de ser assim, porque faz sentido ou o porquê de não se enquadrar no teu estilo de vida.
4// Aceitas os pontos anteriores e vamos descobrir o que é o Green Exercise.

O contacto com a natureza por si só detém um poder de influência na aquisição de um estilo de vida mais ativo e saudável, diminui o stress mental e melhora o bem estar geral das pessoas que têm a sorte de poder integrar vários momentos da sua vida nesses ambientes. Outros benefícios passam pela percepção de uma melhor saúde, redução da prevalência de asma, redução do risco de doenças mentais e dos níveis de stress, redução o risco de doença cardiovascular, aumenta a longevidade, melhora a capacidade cognitiva e apresenta uma redução nos níveis do cortisol (hormona do stress). Se vives perto de locais verdes tens a sorte de não te sentires tão sozinho, com um sentimento de pertença à comunidade e um suporte social mais forte! 
Wow! Que lista grande de benefícios e, no entanto, continuamos dentro de quatro paredes umas 22 horas do dia sendo que pelo menos 1 hora é dentro de um carro ou outro meio de transporte. Parece que talvez seja melhor arranjar algumas soluções práticas para isto. Obviamente que há excepções! 
A FHIT UNIT trabalha na sua maioria em outdoor e quer partilhar contigo um segredo! Ao praticares exercício fisico neste ambiente de contacto com a natureza, podemos aliar os benefícios já conhecidos do exercício com os benefícios que lemos agora e os resultados são incríveis! 

Assim surge: Green exercise! É a designação da prática de exercício físico aliado à exposição a um ambiente de natureza, isto é, treinar em outdoor, ao ar livre e em contacto com a natureza.

Este tema começou a ser estudado porque surgiu a curiosidade de analisar quais as diferenças da prática de exercício físico e dos seus benefícios em diferentes ambientes: indoor, outdoor urbano (em zonas urbanas, perto de construções humanas) e outdoor em contacto com natureza. 

Apontamos agora algumas diferenças entre os ambientes mencionados anteriormente:

1// Treino
Outdoor Natureza Vs Treino Indoor
     
- É possível treinar mais (com uma elevação superior da frequência cardíaca e lactato sanguíneo), porque a percepção subjectiva de esforço é mais baixa. Isto é, tendo um treino de uma mesma intensidade a percepção que temos do nosso esforço e do cansaço associado é menor em outdoor em natureza.

2// Treino
Outdoor Natureza Vs Outros dois Ambientes
- Melhor capacidade de recuperação da fadiga cognitva (melhor atenção selectiva, o ser capaz de focar a atenção num determinado estímulo e ignorar os restantes, melhorando assim tarefas relacionadas com a concentração, em local de trabalho);
- Melhoria dos estados afectivos;
Este tipo de ambiente facilita a interacção social e a coesão entre os participantes;
Um melhor suporte social pode influenciar indirectamente a auto-eficácia (percepção individual de maior confiança na realização de uma tarefa) e a expectativa de resultado dos praticantes;
- O próprio green exercise pode promover comportamentos de exercício pela facilitação de interacção social e aumento de prazer e diversão, resultantes da participação;
- Reduz emoções negativas;
- Melhora a atenção;
- Diminui a Pressão arterial;
- Diminui a concentração de cortisol;

3// Treino Outdoor vs Treino Indoor
- Pela existência de movimento, cor, perspectivas diferentes e luz natural, em comparação com o movimento estático em ergómetros (bicicletas estáticas ou passadeiras) num ambiente indoor, a percepção de esforço é também mais baixa;
- A aderência à prática de exercício outdoor é superior;
- Maior auto-estima e benefícios no humor.
- Aumento da energia;
- Aumenta o sentimento de revitalização;
- Diminui a tensão, confusão, raiva e depressão:
- Diminui o risco de uma saúde mental pobre em 6%.
- Melhora a qualidade do sono.

São muitas as evidências dos benefícios de adoptar comportamentos do nosso estilo de vida num ambiente de natureza, seja apenas por passear com a família pelos parques do nosso país, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, correr nos paredões ao pé da praia ou passear os nossos amigos de 4 patas. Qualquer alteração que coloques no teu quotidiano está a melhorar a tua qualidade de vida!
Nós damos uma solução prática para aumentares as horas semanais em contacto com a natureza, a FHIT UNIT proporciona diversos treinos de grupo ou treinos acompanhados na praia ou em outdoor pela cidade de Lisboa. Juntas o útil (treinar forte com um grupo espectacular) e o agradável (pelo ambiente envolvido).
Não é a chave para o sucesso completo, mas ficas mais perto. Bons treinos! 


Bibliografia
Pasanen, T.P., Tyrväinen L. & Korpela, K.M. (2014). The Relationship between Perceived Health and Physical Activity Indoors, Outdoors in Built Environments, and Outdoors in Nature. Health and Well-being 6(3), 324–346.
Rogerson, M., Gladwell, V.F. Gallagher, D.J. & Barton, J.L., (2016). Influences of Green Outdoors versus Indoors Environmental Settings on Psychological and Social Outcomes of Controlled Exercise. International Journal of Environmental Research and Public Health 13(4), 363.
Wooller, J., Barton, J.L., Gladwell, V.F. & Micklewright, D. (2016). Occlusion of sight, sound and smell during Green Exercise influences mood, perceived exertion and heart rate. International Journal of Environmental Health Research 26(3), 267-80.

09 de Novembro de 2017 Treino
FHIT UNIT

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