// OS BENEFÍCIOS DA BANANA

Sabias que… A banana contém três açúcares naturais - sacarose, fructose e glicose, combinados com fibra, dando assim um instantâneo e nutritivo impulso de energia?
 
Estudos demonstram que duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não é por acaso que a banana é a fruta “número um” dos maiores atletas do mundo.
 
Mas energia não é a única forma de uma banana nos poder ajudar a manter a forma. Ela também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições, tornando-se num suplemento essencial à nossa dieta diária.
 
DEPRESSÃO
De acordo com um estudo recente, realizado pela MIND, a pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e fazer com que as pessoas se sintam geralmente mais felizes.
 
SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL
Esquece os comprimidos - coma uma banana. A vitamina B6 nela contida regula os níveis de glicose no sangue, algo que pode ajudar com o teu humor.
  
ANEMIA
Ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
 
PRESSÃO ARTERIAL
Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sódio, tornando-o perfeito para combater a pressão arterial. Este facto é tão verídico, e comprovado, que nos EUA a “Food and Drug Administration” permitiu que a indústria da banana informasse oficialmente os benefícios da fruta em reduzir o risco de pressão arterial bem como acidentes vasculares cerebrais.
 
“BRAIN POWER”
200 estudantes de uma escola de Twickenham (Inglaterra) foram ajudadas este ano, na época de exames, comendo bananas ao pequeno almoço, lanche e almoço numa tentativa de elevar a sua capacidade mental. O estudo demonstrou que o elevado teor de potássio da banana pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais atentos e despertos.
 
OBSTIPAÇÃO
Ricas em fibras, incluir bananas na dieta pode ajudar a restabelecer o funcionamento normal do intestino, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
 
RESSACA
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um batido de banana, açucarado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.
 
AZIA
Bananas têm um efeito antiácido natural no organismo por isso, se sofres de azia, experimenta comer uma banana para um maior alívio.
 
ENJOO MATINAL
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
 
PICADAS DAS MELGAS
Antes de colocar creme para picadas de insecto, experimente esfregar a zona afectada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas tiveram excelentes resultados em reduzir o inchaço e a irritação.
 
NERVOS
As bananas são ricas em vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Tens excesso de peso e trabalhas? Estudos do “Institute of Psychology” na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à ingestão de comidas em excesso, como chocolates e biscoitos. Olhando para os 5.000 pacientes nos hospitais os pesquisadores concluíram que os mais obesos eram mais propensos a terem empregos de alta pressão. O relatório concluiu que, para evitar a compulsão alimentar por causa de pânico induzido, é preciso controlar os nossos níveis de açúcar no sangue através de lanches com base em alimentos ricos em hidratos de carbono, cada duas horas, de forma a manter os níveis estáveis.
 
ÚLCERAS
A banana é também usada na dieta diária no combate às perturbações intestinais, graças à sua textura macia e suave. É a única fruta crua que pode ser comida sem efeitos secundários em casos crónicos de úlceras. Ela também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
 
CONTROLE DE TEMPERATURA
Muitas culturas vêem a banana como um fruto que "arrefece" tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperaturas baixas.
 
Assim, em conclusão, a banana é um remédio natural para muitos males.
 
Quando comparada com uma maçã tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro, e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos.

Então talvez seja hora de mudar essa frase bem conhecida para que possamos dizer: “Uma banana por dia, não sabe o bem que lhe fazia”.
 
 
Fonte do artigo aqui.

19 de Janeiro de 2016 Nutrição
FHIT UNIT

Notícias

// CORPOS DE VERÃO

Como é possível atingir os resultados e obter aquele corpo que sempre imaginaste?

FHIT CORE

Core? Quando ouvimos a palavra pela primeira vez, esta pode não fazer sentido na nossa cabeça e a explicação é muito simples: o termo mais usual é “abdominal”, mas o mesmo não está correto.