// O PODER DAS LENTILHAS

Pequenas mas muito nutritivas. São provavelmente uma das leguminosas menos utilizadas mas das mais interessantes do ponto de vista nutricional.
 
Fornecem hidratos de carbono, de baixo índice glicémico e muita fibra, mas também são especialmente ricas em vitaminas do complexo B como o ácido fólico, assim como em minerais como o magnésio e o molibdénio.
 
O perfil nutricional das lentilhas é compatível com o seu papel preventivo de várias doenças, nomeadamente do foro cardiovascular, a diabetes e diversas formas de cancro como da mama e do cólon.
 
O seu baixo valor calórico (108Cal/100g de lentilhas cozidas) torna-as também um alimento muito interessante no teu plano de emagrecimento, por serem especialmente ricas em fibra saciam a tua fome e preenchem melhor o prato do que o arroz e a batata branca. Tornam-se ainda muito interessantes por poderem ser combinadas com uma série de confecções culinárias como estufados.
 
Dez colheres de sopa de lentilhas cozidas (+/- 100g) fornecem 10g de fibra, 180mcg de ácido fólico o que corresponde a cerca de 45% da dose diária recomendada (DDR), 36mg de magnésio (9% da DDR), 1.3mg de Zinco (8% DDR) e 3.3mg de ferro (19% DDR) com menos de 120Cal e 20g de hidratos de carbono que irão dar-te energia durante muito tempo.
 
Coze uma chávena de lentilhas em 2 a 3 chávenas de água durante 20 a 30 minutos, deixa arrefecer e depois mistura com um estufado de verduras como por exemplo ratatouille.

14 de Janeiro de 2016 Nutrição
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