// CORPOS DE VERÃO

Chegado o verão, chega também aquela pressão para mostrar um corpo saudável e trabalhado. Tudo porque quando o calor aperta, o número de peças de roupa diminui e esta pressão, muitas das vezes imposta por ti, é também cobrada pelos olhares de quem está ao redor. 

Posto isto, como é possível atingir os resultados e obter aquele corpo que sempre imaginaste?

1. Deixa as dietas ‘malucas’ com cortes de macronutrientes, com reduções calóricas absurdas. 
2. Deixa de passar três horas no ginásio sem dia de descanso e de pensar que em março é uma boa altura para começar!

Porquê? Porque acreditamos que a palavra-chave para a obtenção de resultados saudáveis é uma: CONSISTÊNCIA!
Consistência no treino e consistência na alimentação. Nada melhor do que a criação de uma rotina, com um estilo de vida saudável, para que sejam visíveis as alterações e que seja possível mantê-las durante todo o ano. 

Para que isso aconteça, é importante ter em conta que a consistência de treino engloba várias áreas que não podem ser descuradas. Assim sendo, a frequência de treino deve ser alta o suficiente para criar o estímulo e a rotina de treino que potencie o aparecimento de resultados. Contudo, deve ser tida em conta a necessidade de recuperação muscular para que a síntese proteica seja eficaz e o desenvolvimento muscular saudável ocorra. Por isso, tenta construir uma boa rotina de sono e oferece ao teu corpo o descanso necessário para que se restabeleça. 

O processo de treino deve ser variado para estimular as várias capacidades físicas de modo à obtenção de um corpo funcional e com a definição ou crescimento muscular que está estipulado como objectivo. Realizar sempre o mesmo treino, treinar apenas uma capacidade física ou grupos musculares torna-se redutor quando é procurado um corpo saudável e trabalhado. 

Lembra-te: os resultados não aparecem de uma altura para a outra e, muitas vezes, grandes variações obtidas de forma rápida do peso ou da percentagem de massa gorda não são facilmente mantidas e geralmente há uma regressão ao estado inicial. Para que estas situações não ocorram, a palavra consistência é a chave. Se o processo de treino for uma rotina no estilo de vida e for realizado constantemente, além dos resultados serem visíveis existe uma manutenção clara dos mesmos podendo, com a progressão adequada, tornar os limites e objectivos de hoje, os resultados de ontem. Sentir que és capaz de fazer mais do que antes vai alterar a maneira como sentes o teu corpo e dar-te-á confiança para querer mais e para te sentires mais realizado e feliz.

O treino deve ser, mais do que tudo, um treino de qualidade! Investe na tua vontade e querer e, já que treinas, que tenhas a ajuda de um profissional da área do exercício e de saúde para que este seja um treino com qualidade e que os resultados sejam os que imaginas.

No que diz respeito à alimentação, nunca é de mais salientar que de nada serve treinar muito e com qualidade se o resto do dia não potencia o aparecimento de resultados. A consistência de uma alimentação regrada, saudável e sem exageros anda de mãos dadas com a qualidade de treino. Aliar estas duas componentes melhora o equilíbrio do teu corpo e torna possível obtê-lo de forma saudável para ‘desfilar’ pela praia.

Para que isto aconteça, as refeições não podem ser todas cheatmeals ou salada. Já diz o ditado “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. O equilíbrio e a variedade na alimentação são factores importantes que contribuem para melhorar o teu estilo de vida. Organiza a tua semana e dá espaço à imaginação para criar ou recriar as melhores receitas saudáveis que sejam saborosas e com alimentos que te satisfaçam e que te saciem. Mantém as quantidades de alimentos suficiente para a obtenção de todos os macronutrientes, minerais e vitaminas necessárias para manter o teu corpo saudável e funcional. 

Outra coisa que deves ter presente é comer pausadamente e mastigar bem os alimentos, o que vai melhorar a tua digestão. Uma ingestão exagerada de comida não vai dar tempo ao teu cérebro de perceber que está saciado. Por isso, vai comendo ao longo do dia para evitar as vontades súbitas de comer junkfood, mas oferece a ti mesmo a opção de poder não resistir a uma cheatmeal, sem exageros e de forma moderada é possível ser saudável e muito feliz!

Quando estas alterações passam a fazer parte da rotina, ser saudável já não será uma escolha consciente, mas sim uma necessidade natural!
Aproveita o sol e bons treinos!


10 de Agosto de 2016 Benefícios do Treino
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